Medos Infantis


Seu filho ou seu aluno está passando por uma fase onde demonstra sentir medo? Como é este medo? Qual a intensidade dele? Lembrando, que sentir medo é algo normal pra criança, pra você e pra mim. Por isso, demonstre segurança, dê apoio no que a criança necessitar e nunca ignore o problema.

Quando procurar ajuda?

Nem sempre é possível, ainda que com o apoio dos pais ou professores, tranquilizar uma criança que está sofrendo com temores excessivos. Nesse caso, é preciso procurar ajuda profissional. Quando o medo for intenso a ponto de gerar um sofrimento grande na criança, ou quando ela estiver perdendo contato social, escolar ou lúdico por causa dos medos, ou até causando problemas físicos como dores de cabeça, problemas gástricos entre outros, procure um terapeuta.

A linha que separa um medo natural de uma fobia permanente varia de criança para criança. O importante é observar mudanças bruscas de comportamento. Problemas físicos recorrentes, mudança de humor ou desinteresse por atividades que anteriormente eram exercidas com prazer podem indicar que o temor passou dos limites. Não cause mais sofrimento à criança brigando ou obrigando a criança a enfrentar isso sozinha, ela precisa de compreensão. Procure um profissional para uma devida orientação.




Texto de Dra. Regiane Souza Neves
Doutora e mestra em Saúde Mental com ênfase em Psicanálise, Psicoterapeuta, Neuropsicopedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricista, Especialista em Educação e Desenvolvimento Humano.
Para saber mais acesse: www.regianesouzaneves.com.br

NOTÍCIAS DA ABRAPEEN NACIONAL - DÉCADA DE 2014-2024